quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A DIREITONA, A RELIGIÃO, A DESINFORMAÇÃO DAS ELITES E O SONO DA RAZÃO.

Fico às vezes atônito vendo as pessoas se mobilizarem sem que sequer saibam o que está por detrás do jogo político. Movimentam-se, calam-se, ou se insurgem como eu e vários outros e, na maioria das vezes, não acertam o alvo. Nem o tangenciam. Já escrevi um texto falando sobre nosso histórico de Golpes de Estado, nossa vida política é uma sucessão deles. Entretanto, percebo que de repente ficou absolutamente anacrônico e obsoleto falar em Golpe de Estado. A moda iniciada em 1989 e que volta com força total agora é o Golpe de Mídia.
Sim estamos bem no meio do olho do furacão de mais um golpe de mídia. Uma coisa que não sai da minha cabeça e também da de Marilena Chauí é: como pode um governo ter 80% de aprovação e ser considerado o pior governo da história por VEJA – FOLHA – ESTADAO e GLOBO ? Que descompasso é esse entre a realidade que mostra a ascensão de classes, o aumento da classe média, o aumento do salário mínimo, a triplicação de empregos e a avaliação dos grandes canais de mídia que ignoram a realidade e reduz tudo ao pó. Leio muito a imprensa estrangeira, notadamente a francesa e a americana e elas têm uma avaliação diametralmente oposta à da mídia nacional, ou seja, reflete a opinião pública real, a realidade. Sim brasileiros. Querem se informar? Aprendam uns dois ou três idiomas e partam para os sites e canais de mídia internacionais. A seguir os daqui é melhor providenciar um copinho de cicuta.
Por quê? Porque diabos os Clãs de Nossa Mídia Golpista insistem nisso? Simples. Para derrubar o governo. Por quê? Bom, não é tão simples, mas também não é nada que dois neurônios de classe média não consigam entender. Vamos então tentar clarear um pouquinho essa névoa na qual só impera a desinformação.
Nenhum país sério e que se diz verdadeiramente democrático, possui uma mídia “formadora” de opinião que é reunida em três famílias como ocorre aqui no Brasil. O que está por trás de tanto alarde e de tanto desespero de Globo, Folha e Veja é que implemente-se aqui mecanismos de controle de imprensa como nos moldes de democracias maduras como as da França que nem por isso se tornou uma ditadura sanguinária e terrível, muito pelo contrário. Tão logo se falar em controle responsável de imprensa a Globo gritará: Ditadura !!! E um monte de carneirinhos irá correndo atrás e podem até re-editar os cara-pintadas. O tragicômico rebanho do plin-plin. O atual Ministro das Comunicações, Franklin Martins, esteve dando uma andada pela Europa para conhecer melhor como as coisas são feitas por lá. E por lá não tem essa palhaçada que vemos aqui. Por lá as pessoas não são massa de manobra. Por lá não se permite que 3 (três) famílias controlem a opinião publica e elejam quem elas queiram. Será que deu para fazer a ponte do porque que a Imprensa Golpista apóia o Serra ou vai ter que dar uma desenferrujada? É. Tempos difíceis para o exercício da razão.
Nossa mídia desinforma absolutamente e levianamente as pessoas. Fico assustado de ver, ao meu redor, várias pessoas estudadas se entregarem às menores e mais simplórias estratégias de manipulação. Nossa mídia não informa, por exemplo, que em 1964 tínhamos um Estado Terrorista, tínhamos tortura, tínhamos mulheres que tinham os mamilos arrancados, homens violados com bastões, mulheres estupradas na frente de seus maridos, mulheres que expulsavam fetos durante sessões de tortura e mais um milhão de coisinhas bem singelas. Tudo isso, claro, sob as bençãos da Santa Madre Igreja e da Boa Sociedade, a mesma Direitona que agora quer tentar voltar ao poder. Sinceramente, quando vejo pessoas chamarem aquelas que lutaram contra a ditadura de terroristas para que eu pudesse chegar aqui e escrever essas verdades, penso: Perdoe-os Pai, eles não sabem o que fazem!
Quando digo que o que falta não é educação, é informação, é porque vejo diariamente pessoas que se dizem estudadas darem um show, um espetáculo de desconhecimento histórico e uma falta de memória de conferir lucidez à um idoso com Alzheimer. Eu tinha 9 anos e me lembro muito bem da Globo mostrando Collor, o saudável, contra Lula, o barbudo, o sujo mecânico do ABC. O primeiro, filho queridinho das elites deixou o governo pela metade com direito a processos e assassinatos. O segundo, bem, no mínimo deixará um legado de fazer um certo sociólogo se consumir de inveja e despeito.
Ironicamente o voto que vai nos salvar é o do povo, o pragmático, o que pensa assim: se minha vida tá melhor, então tá bom. A elite brasileira é absolutamente patética, não deve ser à toa que Miguel Falabella não cansa de ridicularizá-la e essa, ainda mais ridícula, ri de si própria sem se dar conta. É praticamente uma peça de Molière. Não tem o dinheiro que queria ter, logo é infeliz, odeia o pobre, mas não é rica. O mais engraçado: assina Veja, assiste Globo, lê Folha e acha que se informa. De repente descubro que a grande massa de manobra, a grande manada imbecilizada da população é a elite, o pobre só é pragmático.
Bom, sendo assim de forma alguma essa imbecilidade, essa disposição às manobras dos clãs golpistas pode ser explicada pela falta de instrução formal, mas sim, pela desinformação absoluta. Pela desinformação que deglutem todos os dias por preferirem comprar um iPhone ou um Chanel ao invés de montar uma biblioteca decente e ir ter com os grandes pensadores. A elite não lê Rousseau, Voltaire e Diderot, por exemplo, para saber o que é a luta pelos direitos do ser humano, pela subsistência e o grande NÃO que, já no século XVIII, foi dito ao Estado-Igreja. Não é de se estranhar que ela engula e apóie de bom grado essa palhaçada de Estado-Religião que tentam re-editar aqui no Brasil. Isso mais de 200 anos depois de os ilustres acima terem, com o poder da palavra, ajudado a reduzi-lo ao pó na Europa da pré Revolução Francesa.
Essa elite é cega, por exemplo, por não perceber que ela só não quebrou na última crise porque seu objeto de nojo e parâmetro para se sentir superior, os pobres, alavancaram o consumo que nos salvou da bancarrota. Essa elite higiênica odeia, não aceita e junto com Globo-Veja-Folha esperneia e lamenta que tudo tenha dado certo. Não aceita jamais e se possível quererá apagar dos livros de história esse péssimo exemplo a ser seguido.
Nossa elite é absolutamente analfabeta quando se trata de discutir afundo qualquer coisa que não tenha sido dita e pré-digerida pelos paladinos da imprensa golpista. Nunca leram Brasil Nunca Mais, nunca passaram perto de Gilberto Freire ou Darcy Ribeiro. Para mostrar erudição, entra na primeira livraria e compra o primeiro livro do tipo: como ficar rico em cinco minutos, ou: 10 coisas que você precisa fazer para ficar milionário ou ainda: uma brilhante narrativa sobre o cotidiano Afegão, O Caçador de Pipas. Sem esquecer os de auto-ajuda de onde se insurgem em orgulhosos leitores seguidores da lista dos Best-Sellers do New York Times.
O cérebro da nossa elite é atrofiado, a maioria nem adianta conversar, virou religião, a santíssima trindade Deus Pai – GLOBO, Deus Filho – VEJA e Deus Espírito Santo – FOLHA, eis o grande dogma que os imbeciliza.
Conversando com amigos, professores e pessoas que dedicaram suas vidas a ler mais os grandes escritores e as grandes fontes do que excrementos de informação, todos foram unânimes: o problema está longe da educação formal, antes fosse, seria muito mais simples, o problema é sim a mais absoluta ausência de informação e cultura. Tenho a impressão que essa gente leria Notícias do Planalto e sequer estabeleceria um paralelo com que vivemos hoje, um gritante Golpe de Mídia. Reproduzem frases feitas, opinam sobre um tudo sem nunca ter lido nada além do que provém desse mal nacional que é a nossa imprensa mafiosa e dissimulada. De nada adianta estudar, a maioria tem curso superior, e vai continuar por aí sem entender a diferença entre Estado Social e Socialismo ou Liberalismo Econômico e Estado Social. Nem sabem que é isso que estamos decidindo nessas eleições.
Não conseguem perceber, por exemplo, que todo pânico que a tríade da desinformação durante anos veiculou sobre Lula e o PT era infundado. Não perceberam, ainda, que não viramos um país comunista e que sim, deu certo.
Temos três tipos de leitorado, um pobre que é pragmático e que vota no Estado Social, para mim é o voto-Darwin, da Seleção Natural mesmo, votam no que lhes garante subsistência e pronto, é um voto absolutamente consciente, pois se ele come, bebe, estuda e trabalha ele vai tender a não mudar as coisas e a aprovar os rumos da política (engraçado mesmo é ver a elite chamá-los de alienados). Um segundo eleitorado é culto, não necessariamente estudado formalmente, e vota no Estado Social porque sabe que é o único caminho Constitucional e capaz de assegurar o desenvolvimento a longo prazo, aqui estão os que tem sensibilidade e compromisso com o social e com uma Nação Justa e Solidária. O terceiro eleitorado é o mais curioso, é o da patética elite golpista que se julga a mais bem informada. É de longe a mais mal informada, são infectados pela tríade de pestes de VEJA-FOLHA-GLOBO e vão morrer jurando clarividência e discernimento.  Sua cegueira é tanta que são incapazes de refletir o porquê de Chico Buarque, Marilena Chauí e Oscar Niemayer apoiarem o Estado Social de Dilma e Lula e jamais terem se juntado à corja golpista e entreguista do PSDB. Provavelmente devem pensar que se trata de três pobres almas petistas e imbecis.
É exigir demais dessas pessoas que entendam que todos os países do mundo verdadeiramente democráticos tiveram que elevar a posição social das pessoas através de um Estado Forte, antes de partirem para o Estado Mínimo Liberal. Elas sequer aprendem com a crise que acabamos de passar !!! Estive na França recentemente e os Frances se horrorizavam diante do fato de que alguns hospitais estaduais estivessem funcionando com parte do atendimento privado. O Barack Obama, por exemplo, trava uma luta ferrenha para conseguir criar uma rede de saúde pública nos Estados Unidos, ou seja o modelo Liberal e Neoliberal do Estado Mínimo e fraco não tem dado certo e muitos países estão tentando encontrar um equilíbrio que é exatamente o que está sendo feito no Brasil hoje. Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Não enxergam que estamos no rumo certo e que o caminho traçado não pode ser mudado. A ouvir a voz afirmativa e cheia de empáfia da elite até a Lei da Gravitação Universal deve ser da alcunha de FHC e não de Isaac Newton. Não percebem que suas supostas doutas opiniões só servem para a manutenção de interesses mafiosos de clãs aos quais só interessa a desinformação.  E o melhor de tudo: se acha informada, inteligente e superior ao pobre porque consome a Santíssima Trindade da Informação e também se acha Cristã, porque vai aos cultos e missas dominicais, e é contra o aborto e os homossexuais. Sim, enfrentam a existência, querem aniquilar a realidade.
A Direitona, sempre paladina da moral e dos bons costumes, nos custou os mais caros assaltos à liberdade, ao livre pensamento, à vida e à dignidade humana. Onde ela pisa não cresce mato. Exemplos?  Posso encher uma página. Mas vamos com alguns que me vem de modo mais fácil à memória. A Igreja Católica, através da Opus Dei, apoiou a ditadura militar Chilena durante o Cristiano Governo de Pinochet, às mães da ditadura resta chorar por seus mortos insepulcros. A mesma Direitona Católica, cheia de benesses e Cristandade fechou os olhos para o holocausto. A Boa Sociedade Brasileira marchou em nome dos princípios da Cristandade e entregou o poder aos Generais Terroristas que estupravam, matavam, torturavam e rezavam. Sob a insígnia da cruz, Pissaro dizimou civilizações pré-colombianas inteiras e Catarina de Médicis ordenou e assitiu o massacre dos Protestantes na Noite de São Bartolomeu. Nem me atrevo a falar da Inquisição, basta imaginar as fogueiras queimando e os padres rezando, para mim melhor exemplo de cristandade não há. Essa mesma gentalha é a que hoje combate o Estado Social e seu triunfo sobre o Neoliberal no Brasil.
Essa gente nunca fez coisa que presta quando chegou ao poder e nunca fará. Nada enxerga, está à mercê e é manobrada por forças e interesses que desconhecem. E como são cheios de razão, como sabem tudo sem nunca terem lido nada que preste. Com o se informa mal e como não se lembram das lições dos livros de história e dos bons mestres que devem ter tido. Alguém aqui viu algum filósofo da monta de Marilena Chauí defender, por exemplo, a candidatura PSDBista? A Elite acha que faz parte do processo, mas é somente a via para que outros atinjam seus objetivos. GLOBO – VEJA e FOLHA que os abençoe.  Amargam arroxo salarial, desemprego, engolem um país medíocre, mas se orgulham de ter eleito um Honoris Causa e não um torneiro mecânico. O preconceito é sua marca, os dogmas de informação ou de fé, seus sustentáculos, e assim seguem pela vida: imbecilizadas e cheias de empáfia. Viva à TFP !!! Viva o Vaticano !!! Viva os Veteranos de Guerra !!! Viva os Generais de 64 !!! Abaixo aos Terroristas !!! Sim aos valores da família e aos preceitos da moral e da vida virtuosa em Cristo !!! Sempre, sempre vêm revestida dessa aura bem-costumeira.
Essa gente não é capaz de pegar uma Bíblia e tentar entender por si próprias, só deglutem aqui e ali versículos ruminados por algum “enviado” de Deus. Se elas lessem bem, se entendessem e absorvessem as palavras do próprio Cristo, com cuja cruz defendem atrocidades, veriam longos chifres ao espelho e sentiriam o odor de enxofre que espalham por onde passam.
Aos que não embarcaram nessa barca furada cabe apenas assistir o dantesco espetáculo da usurpação de mentes que se vê por todos os lados. Faz parte da vida. Depois de certo ponto os fatos do presente são apenas objetos de contemplação e análise. Nada mais. Não. A ignorância não é uma benção. É uma vida perdida e uma consciência roubada. Fico como o personagem no quadro de Goya: prefiro os pesadelos do sono da razão e quem sabe um dia terminar como Nietzsche, nascido póstumo e falecer louco, abraçado a um cavalo, mas nunca, jamais perder a dignidade de ter sido livre.

4 comentários:

  1. Thiago, sensacional. Ácido? sim, mas como é doce esse gosto, que nos chacolha, nos tira do "sofá midiástico" e nos joga de cara no chão no meio da selva. Rousseau e Nietzsche... Adoro esses caras! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  2. Thiago, está em recesso após as eleições?

    ResponderExcluir
  3. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    THIAGO CASTRO

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE : OS DESEO UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES 2010- Y FELIZ AÑO 2011 CON TODO MI CORAZON….


    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  4. Thiago, lavei a alma com este texto.
    Deixo os votos de que 2011 nos dê um Brasil no rumo certo, apesar dos protestos da tríade da mídia e sem bênção da igreja! Mas com a nossa torcida... e isso é o que importa!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir